domingo, 22 de junho de 2014

Infância, Indústria Cultural e Mídia


A Infância hoje é compreendida como uma fase inicial do desenvolvimento humano, onde a criança desenvolve aptidões físicas e tem seu desenvolvimento psicológico. É quando se constrói  a personalidade do indivíduo e nessa fase está suscetível a influências externas.
A Indústria Cultural é a produção de cultura e arte em escala industrial, com a finalidade de obtenção do lucro. Tem o poder de ditar valores, uniformizar comportamentos e estilos de vida.
A Mídia são os meios de comunicação em massa, que podem ser: televisão, rádio, jornais, revistas. É utilizada pela Indústria Cultural para promover seus produtos.
As crianças são o principal foco das propagandas comerciais, pois elas são mais fáceis de manipular e para manter o consumismo em alta, deve-se ensinar as crianças a consumir sem necessidade desde pequenas.
É preciso que os pais e educadores estejam atentos ao que seus filhos estão assistindo, ouvindo, lendo e sempre estar conversando sobre as coisas que as crianças pedem pra comprar, fazendo-os refletir sobre a real necessidade de comprar ou não. Os pais devem estimular o desenvolvimento de uma personalidade própria, as crianças não devem desejar ser a princesa ou o herói do filme. Devem também educá-los para um consumo consciente.

Nenhum comentário:

Postar um comentário