domingo, 22 de junho de 2014

Como essas idéias mexeram com as minhas idéias?


Durante as aulas fizemos um debate sobre o texto "Crianças escolares do século XXI: para se pensar uma infância pós-moderna" escrito por Mariangela Momo e Marisa Vorraber Costa. Pude perceber como a Indústria Cultural e a mídia manipulam as nossas crianças em favor do capitalismo, ensina desde cedo a cultura do consumo. As crianças utilizam a escola como palco para ganhar visibilidade e se auto promover por meio de objetos que possuem, quanto mais a criança tem, mais popular entre os colegas ela é. As crianças pobres muitas vezes preferem deixar de comer com qualidade pra ganhar um celular ou a boneca que viu na TV. Utilizam de personagens de desenhos, de filmes para vender o produto, fazer as crianças desejarem. os pais muitas vezes não conseguem controlar e acabam cedendo aos desejos de seus filhos. A criança quer ser o Homem-Aranha, a Barbie, se veste igual, quer o boné da marca, não é valorizada sua própria identidade, mas com que ela se veste. Assim se vive numa sociedade onde não importa o que a pessoa é, seus valores, suas atitudes, a pessoa é valorizada pelo que possui, os objetos que tem, a marca que veste.  A mídia esta diminuindo a duração da infância, pois apresenta na TV uma criança que se comporta como adulto, as crianças estão se preocupando com a vaidade muito cedo, querem celular sem ter necessidade. O impressionante é a rapidez que se muda o foco de atenção de um personagem para outro, em uma semana as crianças tem interesse nos Rebeldes, na outra a onda é Hello Kitty e assim vai indo, sempre consumindo mais e mais, nunca satisfeitas com o que tem.

Referência:
MOMO, M.; COSTA, M. V. Crianças escolares do século XXI: para se pensar uma infância pós_moderna. Cadernos de Pesquisa, v. 40, n. 141, set. - dez. 2010, p. 965-991. Disponível em:
<http://www.scielo.br/pdf/cp/v40n141/v40n141a15.pdf>. Acesso em: 03 jun 2012.

Um comentário: