domingo, 22 de junho de 2014

Indústria Cultural




   A Indústria Cultural surgiu após a Revolução Industrial, e a dominação do capitalismo. É a produção de "cultura" de modo padronizado, arte produzida com a finalidade de lucro. Uso o termo  "produção padronizada" porque essas produções artísticas são produzidas de acordo com padrões comerciais e de modo que possam ser facilmente reproduzidas. As músicas que fazem sucesso são logo copiadas e surgem vários artistas do mesmo gênero musical fazendo sucesso com praticamente o mesmo ritmo, a maioria dos filmes tem o  roteiro definido: vilão, mocinho, histórias de amor, casamento no final, finais felizes.  Assim, a arte deixa de ser única, perde sua criticidade, passa a ser uma mercadoria., serve somente para o entretenimento
   A Indústria Cultural tem como seu veículo de difusão a comunicação de massa (revistas, jornais, televisão, rádio) e tem o poder de desviar a atenção dos problemas sociais e econômicos e transmitir valores e "necessidades de consumo" aos seus consumidores. As pessoas são julgadas de acordo com o que possuem, e não pelo que são, os valores humanos caíram em desuso.
Dessa forma, desvendamos as intenções da Indústria Cultural: alienar a população e criar a necessidade incessante de consumo.
   A aula do dia 14/05 na disciplina Educação e Tecnologia reforçou algumas idéias vagas que eu tinha sobre esse conceito e abriu minha mente para a a força e o tamanho da influência que a Indústria Cultural exerce no cotidiano das pessoas, altera sua concepção de felicidade, sua percepção de realidade, determina seus desejos e necessidades. É extremamente necessário esse conhecimento ao profissional de Educação, pois somos formadores de opinião, e devemos educar nossas crianças para serem seres críticos e libertos das amarras do consumismo.

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